domingo, 12 de fevereiro de 2012

lucidez


perfume de existência entre o jardim e a fábrica

12 comentários:

Remus disse...

Para alguns será uma prisão, para outros uma salvação. Tudo depende da mente que vê e que sente.

Enquadramento muito bem pensado, onde a diagonal da parede do edifício foi estrategicamente bem posicionado.

mfc disse...

Uma ironia fabulosa numa foto conseguidíssima!

the dear Zé disse...

"La lucidité se tient dans mon froc"

http://www.youtube.com/watch?v=QRMJngZ6G5A&feature=related

e é um equilíbrio esforço constante na corda bamba esticada entre aqui e o outro lado e às vezes escorrega um pé ou um riso insubmisso e lá em baixo o público solta áis e suspiros tensos de esperança de ver a queda que sem rede ou de aço a rede se cai e

bêjo (porra que este tema da lucidez...)

Rute disse...

...andei dois dias à procura de alguma lucidez, para conseguir comentar esta tua fotografia...já cá vim olhá-la muitas vezes, mas..." vou pensar, volto depois"...é o que me tem acontecido! O que deixaste do lado de cá da vedação? O perfume ou a lucidez? Ou os dois? e onde colocaste os limites? De que lado?...Estou como o dear Zé " (porra que este tema da lucidez...)

Sem te ter dito rigorosamente nada de jeito, digo-te que adorei este teu post que me deixou a pensar, a remoer, a tentar interpretar...é por estas e por outras que tu dás luta...;)

1 beijinho, Iris

IRIS disse...

é, o tema da lucidez é uma canseira e a dita cuja, porventura, uma canseira ainda maior. depois de tudo o que vocês já disseram, atrevo-me apenas a falar de odores - variações de aroma, intensidade, durabilidade, orgânicos, sintéticos. exalam-nos as flores e exalam-nos as fábricas e estas estão onde já estiveram aquelas e porventura vice-versa (não sou eu que o digo) e entre umas e outras nos movimentamos, em carne e osso e em algo mais imaterial e subjetivo a que tudo isso dá origem - as ideias e seus derivados ou vice-versa - e é talvez aí o lugar onde se decompõem os odores para dar lugar à matéria da lucidez, ou seja, para voltar à carne mas tomados por ela, então capazes de fazer mover o corpo, mesmo que o movimento seja não arredar sequer um dedo do pé.

eu sei, nunca mais "puxam por mim" :-). obrigada pela vossa simpatia, empatia e bastante paciência.

beijos, bêjos e beijinhos

IRIS disse...

Rute, não sei se ficou pior a emenda ou o soneto :-). sabes que estás à vontade também para desconversar ;-)

beijinho

Anónimo disse...

Ai a lucidez! Esta foto simboliza a dualiddae mais profunda do capitalismo avançado: trabalho e liberdade. Nem sei que diga, vivo com ela(a dualidade) todos os dias.
Muito obrigada por mais este olhar, ainda para mais hoje, domingo (de Carnaval)!
The Smiths - The Queen Is Dead (Digital Video Single)
http://www.youtube.com/watch?v=Wz5IFl7uCis&feature=relmfu
beijinho
Maria

Rute disse...

Iris, tudo o que dizes, acrescenta sempre mais àquilo que já disseste anteriormente...a questão é que o que acabaste de escrever, dá-me nova matéria para reflectir, completamente diferente daquilo que eu estava a pesar anteriormente!...Mas não faz mal, que eu gosto...;)
Tu és uma grande filósofa, sabias? e eu sempre me fascinei com o pensamento dos grandes filósofos que estudei no Liceu. Depois estive vai não vai para tirar o Curso...mas depois decidi-me por História...e já me estou a alargar com coisas que não têm nada a ver com o tema da lucidez e com esta tua enigmática foto...é que tu puxas por mim, querida Iris...

1 beijinho e uma boa semana:)

Rute disse...

'pesar' não, "pensar"

IRIS disse...

é assim a lucidez, criadora, não? :-)
agora, Rute, a filosofia... e a poesia... tão pertinho uma da outra e tão longe de mim.... mas olha, então não será nada por acaso que tanto se te destrava a alma em palavras tão certas lá na Efémera... et voila?!

beijos!

Rute disse...

" Tão longe de mim " a filosofia e a poesia...nada disso, nada disso...cada frase tua, por mais pequena que seja, é uma poesia completa. Não conheço outra pessoa que consiga 'poetar' assim tão bem, com tão poucas palavras! Tenho uma grande admiração por esse teu dom, querida Iris. e depois a filosofia...está-lhe completamente ligada, não consigo separa-las, estão "tão pertinho uma da outra", como tu próprias dizes...

1 beijinho sem lucidez, directamente do coração...;)

IRIS disse...

:-) és uma doçura. enfim...
outro beijinho direitinho ao coração, que é o caminho da suprema lucidez :-))